Para contar a história da CSNET é necessário situá-la no contexto histórico da cidade que a sedia e considerar a evolução provocada pela internet no relacionamento das pessoas, em menos de um século, pois sua ocupação pelo homem civilizado se iniciou na década de 1920 quando o mundo vivia o auge da arte moderna.
Os caminhos da região eram percorridos a pé ou em lombos de burros, e os transportes feitos em carros de boi. A região de florestas em terras dobradas por montanhas e cortadas por pequenos riachos no interior de Santa Catarina, recebeu seus primeiros colonizadores na grande maioria de origem italiana vindos da região sul de Santa Catarina, que para chegar até a "ENCRUZILHADA", onde se estabeleceram, precisavam passar 30 vezes pelo mesmo riacho, fato que deu origem ao nome ARROIO TRINTA.
Consolidada a expansão comercial, para atender à crescente demanda e a imperiosa necessidade de acesso da população local, a internet venceu as montanhas da região e criou a divisão CSNET, contratando links de dados junto a Oi-Brasil Telecom e a COPEL sendo essa parceria da Gegnet - Telecomunicações de Caçador - SC, passando a fornecer SCM - Serviço de Comunicação Multimídia, conforme a legislação da ANATEL, que é a oportunidade de acesso da população local e da região a rede mundial de computadores.
Descendentes destes pioneiros montaram pequenos negócios (empresas) comerciais, industriais e de prestação de serviços, e a comunidade cresceu em ritmo tranquilo e lento, mas ao mesmo tempo com atitudes e práticas de vanguarda. Por razões que só a mente humana conhece, muitos dos descendentes mudaram-se para outras regiões e lá progrediram, mas sem esquecer suas origens.
Nos idos de 1960 a pequena comunidade conseguiu sua emancipação política e se tornou um pequeno município, aliás, característica que mantém até hoje, com menos de 100km² de área e uma população inferior a 4.000 pessoas.
Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, está a mais de 400km e Curitiba, capital do Paraná está a mais de 300km, a distância não significou ficar parado no tempo e nem na inserção no mundo tecnológico.
Neste contexto, em outubro de 1997, dois jovens estudantes descentes dos imigrantes, Jandir Antonio Crepaldi e Rodrigo Vitali, idealizaram a CS INFORMÁTICA, empresa que ministraria cursos de informática e comercializaria equipamentos de informática, de escritórios e suprimentos.
Com o projeto pronto encontraram na pessoa de Marcos Antonio Sprícigo, filho de Olindo Sprícigo, um dos descentes dos pioneiros e grande incentivador das inovações locais o apoio necessário. Assim, em 08/01/1998 foi constituída a CS INFORMÁTICA Ltda.
Com o passar do tempo transformações societárias aconteceram e a CS INFORMÁTICA passou a pertencer somente ao seu sócio fundador Jandir Antonio Crepaldi. Que com seu dinamismo, expandiu os negócios na região fazendo-se presente a partir de 08/02/2002 na cidade de Salto Veloso/SC com o mesmo ramo de atividade.